Os dentes são formados por 3 camadas, do exterior para o interior são o esmalte, a dentina e a polpa dentária, onde se encontra toda a estrutura vascular e nervosa do dente. Quando se verifica envolvimento da polpa dentária devido a cáries dentárias extensas, fraturas, traumatismos ou por desgaste dentário severo, o dente tem de ser tratado com uma endodontia ou desvitalização.
Na endodontia procede-se ao acesso dos sistemas de canais radiculares dos dentes, sua desinfeção e selagem. Este procedimento pode ser feito numa só sessão ou em várias sessões, dependendo de cada situação clínica.
Em algumas situações clínicas a desinfeção e limpeza do sistema complexo dos canais radiculares por si só não é suficiente para que a lesão associada ao dente seja eliminada. Nestes casos é necessário efetuar uma pequena cirurgia, designada por apicectomia, através da qual, e localizadamente, a lesão associada é removida no ato cirúrgico.
Com a introdução do Microscópio Electrónico conseguem-se resultados mais previsíveis, e devido a uma elevada ampliação, os tratamentos são mais precisos e com melhor prognóstico.