Cirurgia Oral

Equipa experiente em Cirurgia Oral

O que é a cirurgia oral?

A Cirurgia Oral é a área da medicina dentária que agrega um conjunto diverso de procedimentos, sendo o mais frequente a exodontia ou extracção de dentes. The Lisbon Smile Cllinic dispõe de um conjunto de médicos dentistas habilitados e com vasta experiência para a realização destas intervenções e de outras mais diferenciadas.

The Lisbon Smile Clinic tem à sua disposição o SiroLaser da marca Sirona, que permite efetuar diversas cirúrgias com mais comodidade e melhor pós operatório para o paciente.
O laser na área da medicina dentária é utilizado há cerca de 50 anos. Desde então, esta tecnologia muito tem evoluído, possibilitando aplicações múltiplas na área médica. A cirurgia oral não é exceção.  A utilização do laser de diodo apresenta diversas vantagens face às técnicas convencionais como a ausência de vibração, maior hemostasia e menor risco de contaminação bacteriana do campo operatório.

Abrangência na Cirurgia Oral

O seu campo de campo de acção é muito extenso, incluindo extracção de dentes inclusos, nomeadamente sisos, ou extracção de dentes presentes na arcada dentária, cirurgia endodôntica (quando o tratamento endodôntico dos caias do dente não é suficiente para tratar a lesão desse dente), cirurgia periodontal, cirurgia de patologia quística ou tumoral, cirurgia pré protética (cirurgia para preparação da boca para que seja colocada uma prótese dentária), cirurgia de lesões infecciosas ou traumáticas.

Dentes inclusos

Um dente incluso é uma alteração no desenvolvimento e erupção em que um dente permanece no interior do maxilar (mucosa ou osso) após o período normal de erupção, geralmente devido à falta de espaço. Os dentes mais frequentemente inclusos são os terceiros molares ou dentes do siso, especialmente os inferiores.
O diagnóstico de um dente incluso requer um exame imagiológico, como uma radiografia, seleccionada pelo médico.

Os dentes do siso podem, por vezes, ficar semi-inclusos, erupcionando parcialmente com uma porção do dente coberta de gengiva. Nestes casos, embora o diagnóstico seja imediato, é necessária uma radiografia se houver indicação para extracção.

Extração do dento do siso

Avaliação e necessidade de extração do Siso

Muitas vezes, os nossos clientes perguntam se é sempre necessário extrair os dentes do siso, e a resposta é não. O seu médico dentista irá avaliar cada caso individualmente, ponderando diferentes critérios clínicos.

Os dentes do siso que permanecem semi-inclusos geralmente têm indicação para serem extraídos se surgir uma condição chamada pericoronarite. A pericoronarite é uma inflamação aguda dos tecidos que circundam o dente que erupcionou parcialmente, causando uma dor intensa e aguda que alivia com antibioterapia, mas recidiva rapidamente.

Perguntas Frequentes

É um procedimento cirúrgico para reduzir o tamanho dos freios dos lábios superiores e inferiores ou do freio da língua. Os freios são estruturas anatómicas, uma espécie de prega mucosa situada ou debaixo da língua, ou entre os lábios superiores e inferiores e os dentes.

Esta pequena cirurgia, de recuperação rápida, pode ser necessária nas seguintes situações:

  • Se freio labial superior for muito extenso, cria espaços entre os incisivos que não fecham com o crescimento nem com ortodontia;
  • Se freio labial inferior se inserir muito próximo dos incisivos inferiores, podendo provocar recessões gengivais (perda de gengiva) neste dentes;
  • Se freio da língua for muito curto, impedindo o movimento natural da língua, podendo provocar alterações na forma dos maxilares, porque a língua está numa posição errada, mais baixa. Podem também surgir alterações na dicção e fonologia, e as crianças podem inclusivamente necessitar de terapia da fala para reeducar a língua, além da frenectomia.

Todos os procedimentos cirúrgicos em si são traumáticos, mas podem ser minimizados. Com a evolução da medicina dentária, podemos afirmar que o desconforto associado a qualquer acto clínico é mínimo.

O acto cirúrgico inclui várias etapas, começando na obtenção da história clínica do paciente, diagnóstico e planificação adequada da intervenção, seguindo-se uma técnica anestésica adequada e uma técnica cirúrgica atraumática, posteriormente a adopção de uma terapêutica pós-operatória eficaz. Estes procedimentos vão permitir-lhe um elevado conforto durante e após o acto cirúrgico.

Os cuidados no período pós-operatório são muito importantes para a minimização das sequelas decorrentes do acto operatório e para favorecer a cicatrização e minimizar o desconforto.

No dia da cirurgia ir-lhe-á ser entregue um documento com toda a informação que será explicada também pelo seu médico dentista.

Resumidamente, os cuidados a ter são os seguintes:

  • Aplicar gelo no rosto sobre a zona operada durante as primeiras 24 a 48 horas, em períodos alternados de cinco e dez minutos. O gelo deve ser colocado num saco de plástico e envolvido num pano para evitar queimaduras na pele da face;
  • Evitar a exposição ao sol, alimentos quentes e duros e esforços físicos até à remoção da sutura;
  • A dieta deve ser mole ou líquida e fria durante as primeiras 24 a 48 horas;
  • Descansar e dormir com a cabeça mais elevada, por exemplo usar 2 almofadas e não dormir sobre o lado intervencionado;
  • Escovar normalmente os dentes e a língua. Na zona cirúrgica escovar com cuidado e com uma escova cirúrgica (muito macia), após as primeiras 24 horas;
  • Fazer bochechos leves 2 a 3 vezes ao dia com um anti-séptico durante um minuto e iniciando os bochechos 24h após a cirurgia;
  • Não fumar nas primeiras 24 a 48 horas;
  • Cumprir escrupulosamente a medicação prescrita pelo seu médico dentista;
  • 8 a 15 dias após a cirurgia tem de voltar à clínica para retirar os pontos de sutura, se for o caso.

Profissionais da área

Quer ter um sorriso confiante?

Marque a sua consulta de medicina dentária connosco e obtenha um sorriso saudável e brilhante.