Médica Dentista Generalista | Dentisteria | Cirurgia Oral | Oclusão
A oclusão é a área da medicina dentária que estuda as relações entre a arcada dentária superior (maxilar) e a inferior (mandíbula), assim como as suas conexões com estruturas anexas, incluindo dentes, gengivas, ossos, músculos, ligamentos e a articulação temporomandibular.
Numa oclusão fisiológica, deve existir uma relação harmoniosa entre o maxilar e a mandíbula, sem interferências ou prematuridades (provocadas por má posição dentária, entre outras situações), e o côndilo mandibular deve estar bem posicionado relativamente à cavidade glenoideia (articulação temporomandibular).
A oclusão refere-se a qualquer contacto entre os dentes superiores e inferiores. No entanto, a definição só está completa quando considerada a relação dinâmica, morfológica e funcional entre todos os componentes do órgão mastigatório: dentes, estruturas de suporte dentário, sistema neuromuscular, articulações temporomandibulares e esqueleto craniofacial.
Temos à disposição médicos dentistas com vasta experiência técnica e académica no diagnóstico e tratamento dos desequilíbrios funcionais da oclusão. A maioria dos desequilíbrios manifesta-se através de sintomas como dor na articulação temporomandibular, dor de ouvido, dor de cabeça, dificuldade ou limitação nos movimentos mandibulares, e, em casos extremos, bloqueio da mandíbula com impossibilidade de a fechar.